Neste sábado, dia 1º de abril, os jogadores da Ponte Preta entrarão em campo para enfrentar o Santos nas quartas de final do Paulistão 2017 de mãos dadas com crianças com Transtorno do Espectro Autista. O gesto representa a adesão ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo – amanhã, dia 2, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O jogo de hoje está marcado para 16 horas, no Estádio Moisés Lucarelli.
“Esta será uma ação esportiva importante porque representa a possibilidade de que o esporte contribua com a mobilização em prol desta causa”, diz Eliane Jocelaine, secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.
O autismo é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal, e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois desenvolvem estas características. O autismo é altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética.
ONU
A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra mais uma vez, neste 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Em sua mensagem ao mundo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, conclama todos a mudarem suas atitudes em relação às pessoas com autismo, reconhecendo seus direitos como cidadãos, a reivindicação desses direitos e das decisões sobre suas próprias vidas. Para Guterres, quando podem usufruir de oportunidades iguais de autonomia e autodeterminação, pessoas com autismo podem ser empoderadas para trazer um impacto ainda mais positivo ao futuro de todos nós.