Os primeiros duelos entre Ponte Preta e Novorizontino aconteceram pelo Campeonato Paulista de 1986. No turno e returno, as partidas terminaram com empates por 1 a 1. O atacante Silvio e volante Régis, chegou a jogar a Olimpíada de 1984 pelo Brasil quando conquistou a medalha de prata, marcaram para a Macaca.
Depois disso, foram outros 28 confrontos entre os clubes de Campinas e Novo Horizonte, incluindo amistosos e Série B. Vale destacar que o Tigre, foi fundado como Pima em 1973. Depois teve a denominação de Grêmio Esportivo Novorizontino entre 1983 e 1999. Desde 2010, se chama Grêmio Novorizontino.
Na fotos deste post, a formação da Ponte de 1986 com Odair, Sérgio Guedes, Valdir, Régis, Junior e Evandro; Vagner, Márcio Luís, Chicão, Valmir e Mauro.
O time do Novorizontino tinha Gilson Jader, Rubinho, Dedé, Cláudio, Cláudio Mineiro e Robinson (goleiro formado na Ponte); Carlinhos, Amado, Serginho, Wilson Carrasco, Marquinhos e Marquinhos Capixaba.
Proposta de compra
Você sabia que a Ponte poderia ter comprado o Novorizontino. No final de 1995, Marco Abi Chedid, então dirigente do extinto Grêmio Esportivo Novorizontino (o atual chama-se Grêmio Novorizontino), chegou a apresentar proposta de união entre a Ponte Preta e o clube de Novo Horizonte.
Na sugestão, prontamente recusada pelo Conselho Deliberativo, a Macaca que também passava por situação financeira crítica, compraria o clube apenas para ficar com sua vaga na Série A-1 do Paulista.
O Tigre, vice-campeão paulista de 1990 sob o comando de Nelsinho Baptista, fechou as portas no final de 1999 com 1.080 partidas realizadas em sua história.
Pesquisa e Texto: Paulo Santana
Fotos: Arquivo PontePress e SumulasTche