Por 148 votos a 12,MRP vence DNA de novo: Eberlin é eleito presidente da Ponte; Tagino, do Conselho

O empresário Marco Antonio Eberlin foi eleito na noite desta segunda-feira (29) como 58º presidente da Diretoria Executiva da Associação Atlética Ponte Preta e o advogado Tagino Alves Santos foi reconduzido à presidência do Conselho Deliberativo. Além deles, foram escolhidos o 1º vice-presidente da Diretoria Executiva, Marcos Garcia Costa (que já ocupou a presidência da Macaca e do Conselho Deliberativo na década de 1980) e o 2º presidente, Jeronimo Tognolo Neto; e o advogado José Antônio Cremasco como presidente do Conselho Fiscal (confira a composição completa da Mesa do CD e do Conselho Fiscal mais abaixo).

Os nomes dos eleitos, indicados pela chapa MRP, vencedora das eleições para o Conselho, foram ratificados por 148 conselheiros presentes (91% dos votos). A chapa DNA (derrotada na eleição dos conselheiros ocorrida no do 20 de novembro), encabeçada pelo conselheiro João Carlos Cunha, obteve 12 votos (7,4%) e foram contabilizados três nulos.

Vale lembrar que o sistema de eleição da Ponte é indireto: cabe aos 150 conselheiros eleitos para o próximo quadriênio, junto com os 150 conselheiros natos, escolherem a Mesa do Conselho, Conselho Fiscal e presidente e vices da Diretoria Executiva. Inicialmente, apenas a chapa MRP havia inscrito nomes para os 13 cargos até às 19 horas da sexta, porém a DNA alegou que podia fazer a inscrição no sábado – mesmo sem expediente – visto que o estatuto permite inscrições até 48 horas antes, independentemente do funcionamento do clube. A tese foi aceita, mas a DFNA perdeu mais uma vez nos votos.

Marco Antonio Eberlin

Marco Antonio Eberlin tem uma longa folha de serviços prestados para a Ponte Preta, que se iniciou em 1996, como diretor do Departamento de Futebol Amador. Em 1997, assumiu como diretor de Futebol integrado (Profissional e Base), obtendo sucesso já na primeira missão que enfrentou: salvar a Ponte do rebaixamento para série A3 do Paulista, restando cinco jogos.

Ainda em 1997, chegou ao vice-campeonato brasileiro da série B, depois de onze anos, com média de público de quase 12 000 pagantes. De 1998 a 2006, quanto a Diretoria de Futebol estava sob o comando dele, a Ponte nunca foi rebaixada, sendo o único dirigente de Campinas a conseguir tal feito.

Vale ressaltar ainda que, como diretor, em 1998 foi vice-campeão invicto taça SP de futebol Juniores, em 1999 vice-campeão Paulista da série A2 (com acesso à série A1 principal do Campeonato Paulista), 3º colocado na 1ª  fase do campeonato Brasileiro – classificando a Ponte para os play offs finais do Brasileirão.

Ainda em sua gestão no Futebol:

– Em 2000, a Ponte foi campeã do interior pela FPF  e ganhadora do troféu LANCE,  Rei do Interior e classificada para os play offs do Brasileirão;

– Em 2001, 3ª colocada do Paulista, com Washington artilheiro do Campeonato e mineiro melhor jogador; 3ª  colocada Copa do Brasil (melhor campanha da história até o momento). Além disso, a Ponte teve naquele ano dois jogadores convocados para seleção principal do Brasil (Washington e Mineiro), feito alcançado somente três vezes na história;

Marco Eberlin também é Conselheiro Benemérito do clube desde 1998 e Grande Benemérito desde 2005 (ambos os títulos foram concedidos pelo Conselho Deliberativo).  Em 2001 recebeu o Mérito Esportivo Sérgio Salvucci e, em 2005, o Título de Cidadão Campineiro, ambos outorgados pela Câmara Municipal de Campinas.

É também detentor do título de Dirigente Revelação 2001, dado pelo Sindicato dos Treinadores de Futebol e, em 2005, a comanda FPF por relevantes serviços prestados ao esporte Paulista e brasileiro.

Próximos passos

A nova Mesa do Conselho e o novo Conselho Fiscal assumem imediatamente seus cargos. O presidente e vices da Diretoria Executiva também são automaticamente empossados, porém, como há necessidade de registro de ata em cartório e outras burocracias que levam cerca de um mês, neste período o presidente Sebastião Arcanjo permanece assinando em nome da Ponte Preta.

Quanto aos diretores estatutários da Ponte (de Departamentos como Futebol, Patrimônio, Jurídico, Financeiro etc), eles não são eleitos. Caberá ao presidente Eberlin nomeá-los dentro de um prazo de até 30 dias contando de hoje.

 

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DO CONSELHO DELIBERATIVO
Nome Cargo Categoria Social
Tagino Alves dos Santos Presidente Conselheiro Nato Titular
Josué Alves da Cunha Junior Vice Presidente Conselheiro Nato Titular
Willian Pedro Luz 1º Secretário Conselheiro Contribuinte
Maria José Zanetti Fernandes 2º Secretário Conselheira Contribuinte

 

 

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO FISCAL
Nome Cargo Categoria Social
José Antônio Cremasco Membro Titular Eleito Conselheiro Contribuinte
Nilton Levantesi Membro Titular Eleito Conselheiro Nato Titular
Maurilei Pereira Membro Titular Eleito Conselheiro Contribuinte
Marco Antonio Castiglieri Membro Suplente Eleito Conselheiro Contribuinte
Edson Piellusch Membro Suplente Eleito Conselheiro Nato Suplente
Ubiratan Roberto A. Ferreira Membro Suplente Eleito Conselheiro Contribuinte
O Membro Eleito Titular, Senhor JOSÉ ANTONIO CREMASCO, irá ocupar a cadeira de Presidente do Conselho Fiscal

 

 

COMPOSIÇÃO DOS CARGOS ELETIVOS DA DIRETORIA EXECUTIVA
Nome Cargo Categoria Social
Marco Antonio Eberlin Presidente Executivo Conselheiro Grande Benemérito
Marcos Garcia Costa 1º Vice Presidente Executivo Conselheiro Grande Benemérito
Jerônimo Tognolo  Neto 2º Vice Presidente Executivo Conselheiro Nato Titular

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS