Não há partidas disponíveis.

Não há partidas disponíveis.

Ponte Preta recebe crianças do Projeto Futebol de Rua, em ação que faz parte da 3ª edição do Broto do Bem

A Ponte Preta abre, nesta sexta-feira (21), os portões do Moisés Lucarelli para o projeto social Futebol de Rua de Campinas. São 65 crianças com idade entre 7 e 14 anos que terão a oportunidade de conhecerem como funciona internamente um estádio de futebol. Na visita, o grupo conhecerá um pouco da história do clube e ainda receberão lanches, sucos e pipoca.

A Macaca já esteve presente na instituição, que fica no Jardim Campo Belo, em Campinas. A linda história e receptividade dos baixinhos fez a Ponte Preta envolver a entidade na 3ª edição do Broto do Bem 2024, realizada em parceria com a Broto Legal Alimentos, em referência ao dérbi 207.

A beneficiadora de arroz e feijão, além de patrocinar a ida dos alunos com transporte, alimentação e camisa comemorativa, irá dobrar o volume do total de alimentos que forem arrecadados na partida contra o Ceará, na próxima terça-feira (25), pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2024.

“Quando visitamos o Projeto Futebol de Rua pela primeira vez, ficamos impactados e com vontade de trazê-los ao estádio para retribuir um pouquinho do carinho destas crianças. Junto com a Broto Legal está sendo possível realizar este desejo”, disse André Sales, diretor de marketing da Ponte Preta.  “Além de apoiar o esporte, buscamos sempre ajudar a comunidade local”, completou Antonio Miadaira, diretor de marketing da Broto Legal, que já destinou três toneladas de alimentos para três instituições sociais de Campinas.

 

SOBRE O INSTITUTO FUTEBOL DE RUA

O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba e núcleos pelo Brasil, que desde 2006 utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento humano. Ser agente de transformação social em prol da inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, também auxiliando na formação profissional de jovens aprendizes.

 

O PROJETO EM CAMPINAS

O Projeto Futebol de Rua pela Educação é realizado pelo Instituto Futebol de Rua em Campinas desde agosto de 2021 e suas atividades são desenvolvidas com parceria do Instituto Padre Haroldo no espaço Aprender Mais Campo Belo localizado na Rua José Alves de Lima, 80 – Dom Gilberto – Campinas – SP nas terças e quintas-feiras e nas segundas e quartas-feiras na EE Maria de Lourdes Bordini localizado no bairro San

Martin/CDHU onde atendem 135 crianças na cidade.

Em Campinas, o projeto conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano, atuando com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto acontece no contraturno escolar e atende 135 crianças e adolescentes, de 8 a 14 anos, nos períodos da manhã e da tarde. As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores.

As oficinas e atividades são divididas em duas etapas, primeira formação humana, que desenvolve debates, brincadeiras e diversos tipos de atividades a partir de temas transversais como: meio ambiente, saúde, enfrentamento ao racismo, cultura de paz, educação socio-emocional e etc. A segunda parte, chamamos de oficina esportiva, na qual as crianças e adolescentes jogam o futebol de rua, uma modalidade em que o campo e a trave são reduzidos e as equipes são de 3×3, 2×2 e 1×1, buscando retomar o futebol jogado nas ruas, porém com algumas regras específicas como o Fair play (jogo limpo), o drible vale mais que o gol (3 pontos) para estimular o “driblar as adversidades”, e o jogo é auto-arbitrado como estímulo ao diálogo, protagonismo e resolução de conflitos. Em todos os Núcleos o trabalho é realizado com um pedagogo e um professor de educação física.

Compartilhe em suas redes sociais