É hoje: Ponte Preta vai pro campo pra mostrar o seu valor! E buscar a vaga na semifinal do Paulista

Crédito obrigatório para reprodução da foto:
PontePress/VictorHafner

Foco, empenho, estudo e muito trabalho. Estas são as armas da Ponte Preta, maior força do futebol do Interior paulista, para enfrentar na capital o Corinthians, primeiro colocado na fase inicial do Campeonato Paulista e imbatível há 23 jogos. Na partida que vale uma vaga nas semifinais da competição, marcada para às 16h20 deste sábado (11) no Itaquerão, a Macaca sabe que o desafio é grande, mas promete honrar a camisa e – como diz o hino alvinegro – mostrar seu valor no campo para vencer o oponente.

“Cabe a nós focarmos no que queremos, nos imbuirmos da melhor mentalidade, tranquilidade e irmos em busca do resultado, porque é possível, sim, vencermos e conquistarmos a vaga. Quem estiver dentro do campo tem que estar ligado, não pode estar desatento e temos que ter total nível de entrega e atenção, pois basta uma jogada fortuita para desequilibrar e fazer ir tudo por água abaixo”, diz o técnico Guto Ferreira.

Com força quase total à disposição (apenas o lateral Jeferson é desfalque por estar na Seleção Brasileira SUB20), Guto fechou alguns treinamentos durante a semana e, como é de praxe do técnico, mantém o mistério sobre a escalação, que só será conhecida momentos antes do jogo. O atacante Borges, recém-contratado, foi inscrito para esta fase da competição, mas o treinador já havia dito anteriormente que não acreditava em uma estreia e a presença do atleta no banco ou em campo não é confirmada.

O que é certo é que a Ponte tem pela frente uma pedreira e Guto sabe bem disso, até porque já trabalhou por anos ao lado do técnico adversário, Tite, como auxiliar no Internacional-RS. “Um dos grandes trunfos do Corinthians é que ele sabe marcar e sabe atacar, tem um futebol moderno e competitivo, buscando o que eu também sempre busco aqui – até porque também aprendi com o Tite no Internacional – que é o controle do jogo. Eles jogam buscando anular pontos fortes do adversário, ter maior controle da bola e explorar seus próprios fortes. Para ultrapassarmos as adversidades da partida, vamos ter que trabalhar muito. Só que isso vale pra nós e, se trabalharmos bem, vale pro nosso adversário também . O jogo vai ser definido no detalhe e nosso emocional tem que estar muito bem para isso”, acentua.

O comandante pontepretano quer atenção e cuidado totais com o adversário, mas ressalta que não deve haver respeito e não uma supervalorização dos números superlativos do adversário, que está há 23 jogos sem perder e lidera tanto a primeira fase do Paulista quanto da Copa Libertadores. “Tudo o que debatemos fora do campo é suposição, o que define lá dentro é o momento . Se os jogadores ouvirem o que muitas vezes falam na mídia, vão achar que vão enfrentar um monstro e que eles aqui na Ponte ou são nada ou são super-homens. Mas não é nada disso: são 11 contra 11, duas equipes qualificadas e, para vencer, temos que estar confiantes e tranquilos, até porque responsabilidade maior sobre o que foi criado extracampo é deles.”

Guto finaliza minimizando o fato de que, comandando o Figueirense, ele próprio foi o único técnico a vencer o Corinthians no Itaquerão, justamente na abertura da casa adversária em maio de 2014. “Era um outro jogo, outro comando do Corinthians (Mano Menezes), equipes diferentes tanto de lá quanto de cá, ainda que alguns jogadores corintianos da época permaneçam no atual elenco.  Não dá para comparar as coisas e nem ficarmos pensando nisso. Temos é que ter foco total hoje e fazermos nosso melhor, com apoio da nossa torcida que estará em São Paulo e nos acompanhando e torcendo pelas mídias também”, conclui.

O torcedor pontepretano que não for a São Paulo – 12 ônibus foram disponibilizados aos Torcedores Camisa 10+ pela Ponte e diversos outros particulares foram fretados pelos cerca de 1,8 mil pontepretanos que tiveram acesso a ingressos – poderão acompanhar a partida de logo mais em transmissão aberta pela TV Globo e rádios esportivas de Campinas (FM 99,1 e AM 870 e 1170), bem como pelas webrádios Macacada Reunida e PonteNews.

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS