Não acredite em tudo que lê: atletas pontepretanos descobrem fanpages que falam como se fossem deles… mas não são

O ditado não acredite em tudo que lê é cada vez mais real, ainda mais quando aplicado à Internet. Que o digam alguns atletas da Ponte Preta que “se descobriram” no Facebook, em páginas nas quais os textos falam na primeira pessoa como se fossem eles.  Importante notar que não se trata de páginas de homenagem aos jogadores, mas sim de pessoas que personificam os atletas e acabam iludindo o torcedor.

A fanpage https://www.facebook.com/pages/Renato-Caj%C3%A1/520605138056964?fref=ts , por exemplo, traz supostas afirmações do meio Renato Cajá desde antes do jogador retornar à Ponte, dizendo coisas como “hoje participei do programa” de uma rede de TV e “Voltei!!
E se deus quiser esse ano a macaca voltará para seu lugar a série A”.  O problema? A página não é de Renato e nem ele tem a menor ideia de quem é que fala em seu lugar. “Não sou eu, eu nem estou no Facebook”, conta o camisa dez.

Muitos torcedores inclusive “conversam” com o falso Renato (que também aparece em pelo menos um outro perfil, criado na época em que atuava pelo Vitória), colocando comentários como “imagine quando você voltar ao time”, sem saber que se trata de página falsa. Pior ainda é a situação de Daniel Borges: uma página falsa cheia de imagens e declarações de amor ao Botafogo e imagens alusivas à torcida organizada do time de Ribeirão está no ar e muitos torcedores da Ponte Preta se zangam com o jogador de verdade por causa disso (https://www.facebook.com/pages/Daniel-Borges/407846716018013?fref=ts ).

“"Quero deixar claro para a torcida pontepretana que também foi surpreendido com essa página fake. E não tenho nenhum envolvimento com nenhuma torcida organizada, ainda mais em um clube que não estou. Se estou empregado na Ponte, é a ela que tenho que trabalhar. Apesar de não ser responsável por isso, peço até desculpas por essa página que foi criada de maneira falsa”, lamenta.

Cabe ressaltar que há páginas reais de atletas, como por exemplo as do goleiro Roberto Volpato (https://www.facebook.com/1robertovolpatooficial?ref=ts&fref=ts)  e do camisa 10 Adrianinho (https://www.facebook.com/Adrianinhomeia?fref=ts). Para evitar dúvidas, a Ponte Preta se dispõe sempre a informar o torcedor sobre as páginas reais: quem tiver alguma dúvida pode perguntar pelo FB oficial da Macaca e, em breve, uma relação atualizada das páginas reais será divulgada aqui mesmo no site.

Em todo caso, aos internautas fica a dica: não acreditem em tudo que lêem. E aos fãs que eventualmente querem homenagear os atletas, outra: deixem claro que a página é feita por vocês e não coloquem nada em primeira pessoa, de forma a evitar posteriores dores de cabeça, entre as quais processos por falsidade ideológica.

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS