Wanderley Paiva

Wanderley Paiva

1970 a 1980

 

 

Ele nasceu em Três Corações, mesma cidade que o Rei Pelé, e também fez muita história no futebol brasileiro. Wanderley Paiva é lembrado com um dos grandes meio-campistas que atuaram numa das épocas mais românticas e de bom futebol do Brasil, os anos 70. Como não poderia deixar de ser, a Ponte Preta foi a casa e marcou a história de mais um craque dos gramados.

Wanderley Paiva Monteiro, nascido em 7 de abril de 1946, começou sua carreira profissional no Atlético Mineiro, em 1966, com 20 anos. Em 71, no Galo de Belo Horizonte, ele entrou para a história, junto com seus companheiros de equipe, como o primeiro campeão brasileiro-  até então não acontecia o Campeonato Brasileiro, mas sim a Taça Brasil, o “Robertão” ou Taça de Prata.

Depois de uma rápida passagem pelo América, em 76, o meia chegou à Ponte Preta e se juntou ao grande esquadrão alvinegro. Ao lado de outros ídolos como Marco Aurélio,Oscar, Polozzi, Odirlei e Dicá, Wanderley foi vice-campeão Paulista de 1977, sob o comando do treinador Zé Duarte.

Wanderley Paiva continuou fazendo história na Macaca e foi vice-campeão Paulista também em 1979, antes de se transferir para o Londrina e depois para o Palmeiras, onde jogou pouquíssimo em 1980. Por fim, encerrou sua carreira como jogador em 1981, aos 35 anos, no Comercial de Ribeirão Preto.

Depois de Pendurar as chuteiras, Paiva seguiu para a vida de treinador. Seu primeiro clube foi justamente a Ponte Preta, onde foi campeão paulista júnior em 1981. Seu título de maior expressão como técnico foi o Campeonato Goiano de 2004, com o modesto CRAC de Catalão, que desbancou a dupla Goiás e Vila Nova – ambos vinham dividindo os títulos por 11 anos.

A última passagem de Wanderley Paiva pela Ponte Preta foi em 2006, quando dirigiu a equipe nas rodadas finais do Brasileiro, mas não conseguiu livrar a Macaca do rebaixamento. Em 2007 comandou alguns jogos do Paulistão antes de ser substituído por Nelsinho Baptista. 

 


Outros Jogadores


Veja Também

Newsletter Digite seu e-mail para receber nossa newsletter
Redes Sociais