José Rodrigues

José Rodrigues

1912 a 1913

Foi presidente da AAPP de 1912 a 1913.

José Rodrigues  era um dos mais destacados lideres do movimento operário campineiro , anarquista por convicção , participou ativamente da organização dos trabalhadores da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro . 

Como líder do movimento anarquista nos bairros da Ponte Preta e Vila Industrial , Rodrigues tinha como objetivo utilizar o esporte , no caso o futebol , como um instrumento de congregar a sociedade ao cooperativismo e conseguir estabelecer uma sociedade mais justa . 

Ele assumiu o clube com 76 sócios efetivos. O patrimônio da Ponte Preta era então de um jogo de camisas ,  uma bola , três "paus de trave ", um pavilhão , uma bomba , um cofre ,  uma bandeira e duas bandeiras de linha. 

O time atuava no campo do Cruzeiro das Missões , atual cruzamento da Avenida Saudade com Ângelo Simões, e os jogos eram amistosos ou pequenos torneios. Após um ano de gestão e tendo como seu braço direito o incansável e mais brilhante dirigente do clube nos primeiros anos , Guilherme Hatmann , Rodrigues conseguiu transformar o clube . 

Em 1912 , um dos melhores anos da história do clube , a Ponte Preta foi a primeira campeã da cidade de Campinas , na Liga Operária de Foot-ball , e fechou o ano com 212 sócios , a maioria ferroviários da Companhia Mogiana , 8 bolas , pavilhões , 3 jogos de camisa e toda estrutura de um time amador da capital paulista. Sua gestão, uniu os pontepretanos , uma conquista para época , pois já nestes primeiros anos tínhamos duas alas no clube

Entre seus feitos estava a transferência voluntária do goleiro do Guarani para a Ponte Preta. O "goal-keeper"  foi considerado um traidor no GFC e foi recebido muito bem na Ponte Preta.

(Com informações do historiador José dos Santos Moraes Neto)


Outros Presidentes


Veja Também

Newsletter Digite seu e-mail para receber nossa newsletter
Redes Sociais