Dia da Consciência Negra: primeira democracia racial do futebol, Ponte entrará em campo com camisa especial nesta tarde; zagueiro Luizão e diretor de marketing alvinegro falam sobre o 20 de novembro, igualdade e racismo

Publicado em: 20/11/2020


 

Foto:PontePress/ThiagoToledo

Primeira democracia racial do futebol brasileiro, com negros no elenco e nos quadros diretivos desde a fundação (em 11 de agosto de 1900), a Ponte Preta entrará em campo nesta tarde de 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – em referência à data e à luta contra o racismo. “Os 120 anos de história da Ponte Preta foram construídos em cima da diversidade, da aceitação da verdade mais pura de que, mesmo sendo diferentes, somos todos iguais. Essa verdade, essa igualdade e harmonia entre pessoas de diferentes etinias, religiões, orientações sexuais, é algo que defenderemos hoje e sempre”, enfatiza o presidente pontepretano Sebastião Arcanjo, por sinal o único negro a presidir um clube brasileiro entre os que disputam as séries A e B.
 


Vale lembrar que, neste mês de novembro,  a Ponte Preta se tornou o primeiro time do Brasil a receber o selo de combate ao racismo concedido pelo Movimento AR. O selo, que estampa a manga da camisa alvinegra já, é um reconhecimento pelo fato de a Macaca ser a primeira Democracia Racial do futebol brasileiro.

 

Também hoje, a Macaca está divulgando em suas redes sociais diversas inserções referentes à Data e ao combate ao racismo. Entre elas está uma entrevista com o  zagueiro Luizão e o diretor de marketing pontepretano, Moacir Pereira, na qual eles falam sobre o Dia da Consciência Negra .

Confira abaixo a entrevista e veja clique aqui para ver também a entrevista de Tiãozinho que foi ao ar hoje pela ESPN, bem como (re)leia do Manifesto contra o Racismo e a Igualdade Social que a Ponte Preta trouxe a público em junho deste ano.
 

Ah, e relembre em vídeo a história de Migué do Carmo, o primeiro atleta negro do futebol brasileiro:


Outras Notícias


Veja Também

Newsletter Digite seu e-mail para receber nossa newsletter
Redes Sociais