S21 Futsal Campinas: Ponte terá futebol de salão para pessoas com Down no Paineiras

Publicado em: 07/07/2019


A Ponte Preta está abrindo espaço para  uma turma muito especial: a partir de agosto, o Futsal S21, projeto de futebol de salão para pessoas com Down, será realizado na unidade Paineiras.  “A Ponte Preta sempre teve portas abertas para projetos sociais e de inclusão e estamos muito felizes em poder possibilitar esta nova parceria que, temos certeza, terá grande sucesso”, diz o diretor social alvinegro André Carelli.

“É um sonho antigo que a gente vem conversando com a Ponte há muito tempo e agora deu certo.  Inicialmente estamos com vagas abertas para futebol masculino, dos 15 aos 30 anos, e esperamos até participar de algumas competições, pois o futebol Down vive um bom momento no Brasil: em março deste ano ocorreu o Mundial em Ribeirão Preto e nossa seleção se sagrou campeã.  Num futuro queremos abrir também vagas para categorias femininas, e de outras idades para ambos os sexos”, diz Maurício Carvalho, um dos organizadores e integrante do movimento Maravilha Máxima, que realiza ações e projetos de inclusão sem fins lucrativos.

Além dele, cordenam o S21 o professor de Educação Físíca José Antonio e o fotojornalista Marcos Ribolli. Carvalho conta que a atividade futebolísticatraz diversos benefícios para quem tem Down. “Ajuda no amadurecimento, na autonomia e muito mais. Nossa proposta é ligar essa paixão pelo futebol com a inclusão de pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual, à busca de transformações socais verdadeiras e inclusivas, como um instrumento para o desenvolvimento social, que gera esperanças, promove valores positivos e que tem impacto imediato nas vidas das pessoas”, diz.

Carvalho acrescenta que o primeiro treino ocorrerá em 13 de julho na Escola Craques do Futuro e, a partir de agosto, dia 17, as atividades serão no Paineiras. As inscrições para quem quiser participar já estão abertas, pelo whatsapp do professor José Antônio: (19) 99205-6814. Confira abaixo os objetivos do S21 e os benefícios que a atividade busca trazer a quem tem Down.

Objetivos gerais

- Contribuir na formação de cidadãos, buscando a inclusão social através de iniciativas e ações técnico-didático voltado ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva.

- Contribuir para o desenvolvimento intelectual e físico das crianças, visando uma melhor qualidade de vida.

- Estimular o convívio social, respeito, amizade, educação, trabalho em grupo, com isso construir cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

- Dar oportunidade a que crianças e adolescentes com deficiência pratiquem um esporte.

 Objetivos específicos

- Desenvolver atividades dentro de uma prática pedagógica inerente a faixa etária das pessoas envolvidas.

- Estimular o olhar crítico do aluno na construção de regras e atividades no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.

- Ensinar e aplicar os fundamentos técnicos e táticos do futebol de salão.

- Ensinar as regras de futebol de salão.

- Desenvolvimento e aprendizado do futebol, através do ensinamento e aprimoramento de atitudes técnicas e posturas táticas, independente do aluno possuir ou não habilidades para a prática do esporte.

- Desenvolvimento global dos alunos, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade.

- Incentivar o futebol como alternativa a tempos ociosos.

- Estimular a prática do esporte e seus benefícios para a saúde.

- Desenvolver habilidades físicas, motoras inerentes ao esporte praticado.

 


Outras Notícias


Veja Também

Newsletter Digite seu e-mail para receber nossa newsletter
Redes Sociais