Ponte Preta apoia APAE de São Paulo em campanha ao Teste do Pezinho: primeira ação será desenvolvida no jogo de sábado

Neste mês de junho a Ponte Preta dá o seu apoio a APAE de São Paulo em uma campanha importante: a do Teste do Pezinho. E como pontapé inicial nessa parceria, no jogo deste sábado (11) contra a Chapecoense os torcedores mirins da Macaca entrarão com os pés descalços no gramado do Moisés Lucarelli, junto dos atletas, que levarão uma faixa em apoio a esta causa tão importante.

Para quem desconhece, o Teste do Pezinho é fundamental para a saúde do bebê, pois tem a capacidade de detectar seis doenças,sendo que três delas podem levar à Deficiência Intelectual se não tratadas precocemente: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito e Deficiência de Biotinidase. A APAE de São Paulo é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), credenciado pelo Ministério da Saúde, e atualmente responsável pela realização dos Testes do Pezinho de 77% das crianças nascidas na capital paulista e 64% das crianças do Estado de São Paulo, por meio do Sistema Único de Saúde e de Hospitais e Planos de Saúde Privados.

Pioneiro na implantação do exame no Brasil, em 1976, o Laboratório da Organização é o maior da América Latina em número de crianças triadas e desde a sua implantação examinou mais de 15 milhões de crianças brasileiras. “Recebemos cerca de 33 mil bebês por mês para realizarem o exame e, só no ano passado, triamos 392.231 recém-nascidos”, afirma Sônia Marchezi Hadachi, supervisora do Laboratório do Serviço de Triagem Neonatal da APAE DE SÃO PAULO.

“Possuímos equipamentos com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados para a coleta das amostras e excelência na realização dos testes e diagnósticos”, completa.

Por meio de um sistema de Busca Ativa, a APAE de São Paulo também oferece uma estrutura avançada que realiza a convocação de todos os recém-nascidos que apresentarem alteração no Teste do Pezinho e um Ambulatório de Triagem Neonatal com uma equipe interdisciplinar para orientação e tratamento dos casos, composta por especialistas das áreas de pediatria, endocrinologia pediátrica, hematologia, nutrição, psicologia e assistência social. Em 2015, foram realizadas 18.422 consultas.

Atualmente, toda criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito, realizado pela APAE de São Paulo e outros laboratórios oficiais credenciados pelo Ministério da Saúde. As coletas de sangue são realizadas nas maternidades ou nos postos de saúde.

O exame faz a coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, de forma rápida e segura, após as primeiras 48 horas de vida. Tendo a prevenção como a melhor forma de cuidar da saúde do bebê, a APAE de São Paulo oferece, além do Teste do Pezinho Básico, o MAIS e o SUPER, e defende que o diagnóstico precoce é fundamental para conseguir um tratamento adequado e, dessa forma, prevenir a Deficiência Intelectual. Juntos, o MAIS e o SUPER identificam até 48 doenças. Há ainda o teste personalizado que é realizado conforme a solicitação do médico e necessidade do paciente. Confira os diferentes testes:

– Teste do Pezinho Básico: é obrigatório e gratuito em todo o país. O número de doenças identificadas varia por Estado. Em São Paulo, identifica as seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

– Teste do Pezinho MAIS: além do que se detecta no teste Básico, inclui mais quatro diagnósticos: Deficiência de G-6- PD, Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose Congênita.

– Teste do Pezinho SUPER: é o único a diagnosticar 48 doenças e um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. Ele inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes do Pezinho Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectrometria de Massas em Tandem – MS/MS.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 55 anos promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: (11) 5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail para [email protected].

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS