Último jogo:
Ituano 2X0 Ponte Preta

Local: Novelli Júnior

Campeonato Brasileiro | 7ª Rodada | 26/05/2024 - 16:00

Próximo jogo:
Ponte Preta X CRB

Local: Moisés Lucarelli

Campeonato Brasileiro | 8ª Rodada | 02/06/2024 - 16:00

Luiz Rossini concede Diploma de Mérito Esportivo à Associação Atlética Ponte Preta, que completa 123 anos nesta semana

Por iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Campinas, o vereador Luiz Rossini (PV), o Legislativo entrega nesta quinta-feira (10) o Diploma de Mérito Esportivo “Sérgio José Salvucci” à Associação Atlética Ponte Preta. A equipe, que é o primeiro time de futebol do Brasil fundado como tal e em funcionamento ininterrupto desde a criação, completa 123 anos no dia seguinte à cerimonia – sexta-feira, dia 11 de agosto.

Fundada  por alunos do Colégio Culto à Ciência que praticavam futebol no bairro da Ponte Preta, a “Macaca” – como é conhecida popularmente – é também um dos clubes pioneiros na luta contra o racismo no futebol nacional. A instituição foi a  primeira a contar com um jogador negro em seu elenco, o que então destoava do elitismo do esporte em seus primórdios no Brasil, e também tinha pessoas pretas entre os fundadores.

Em sua história, a Ponte Preta conquistou  um vice-campeonato Sulamericano, dez títulos campineiros, quatro títulos do Campeonato do Interior e quatro títulos da Série A2 do Campeonato Paulista, incluindo o de 2023. Outras campanhas de destaque incluem sete vice-campeonatos do Campeonato Paulista, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro (1981), terceiro lugar na Copa do Brasil (2001) e dois vices no Campeonato Brasileiro Série B (1997 e 2014).

É ainda o clube do interior paulista que mais cedeu jogadores para a Seleção Brasileira em edições da Copa do Mundo, tendo revelado grandes craques como, Dicá, Oscar, Polozzi, Juninho, Manfrini, Sabará, Ciasca, Nenê Santana, Chicão, Nelsinho Baptista, Moacir, Waldir Peres, Fábio Luciano, André Cruz, Brigatti, Alexandre Negri, Luís Fabiano, Roger, Aranha, entre outros.

A solenidade será realizada às 16 horas da quinta-feira  no Salão Nobre “Pedro Pinheiro” do Estádio Moisés Lucarelli, localizado na Praça Dr. Francisco Ursaia, 1900, no bairro Ponte Preta. O evento será gravado e poderá ser assistido posteriormente no canal da TV Câmara no Youtube.

Texto e foto: Câmara Municipal de Campinas

Compartilhe em suas redes sociais