Último jogo:
Ituano 2X0 Ponte Preta

Local: Novelli Júnior

Campeonato Brasileiro | 7ª Rodada | 26/05/2024 - 16:00

Próximo jogo:
Ponte Preta X CRB

Local: Moisés Lucarelli

Campeonato Brasileiro | 8ª Rodada | 02/06/2024 - 16:00

Lenda do esporte campineiro, técnico “China do Vôlei” morre aos 88 anos e deixa legado para gerações

O esporte de Campinas amanheceu de luto, neste sábado (10). Logo cedo, foi anunciada da despedida de Pedro Dirceu Aparecido Eiras, o técnico China. Aos 88 anos, ele deixa um legado que ajudou a transformar o vôlei de Campinas, com passagens marcantes pelo Andorinha Parque Clube e também pela Ponte Preta, sempre revelando atletas para o esporte que atualmente é um dos mais populares do Brasil e do mundo.

Respeitado e querido por gerações de atletas e adversários, China morreu no Hospital Beneficência Portuguesa, em Campinas. Deixa esposa Yolanda Antonelli Eiras, a filha Rosana, três netos, cinco bisnetas e centenas de ex-atletas que lançou para o esporte e para a vida e mais de cinco décadas de dedicação ao esporte que amava tanto.

China atuou durante anos na Escola Estadual Dom João Nery, no Bonfim, bairro onde viveu boa parte da vida. Também foi professor de escolinhas de iniciação da Prefeitura de Campinas até a aposentadoria.

China na Ponte Preta

Ele se tornou treinador do vôlei feminino da Ponte Preta no início da década de 1980. Foi um período de marcantes dérbis entre o Guarani e a Macaca, que travaram grandes duelos. Era China de um lado e Antonio de Pádua Báfero do outro,  no comando do rival alviverde. Foi nessa época que surgiu, entre tantos outros talentos, Vera Mossa, uma referência nacional e pioneira.

Texto: Paulo Santana
Fotos: Arquivo Pessoal e Redes Sociais

Compartilhe em suas redes sociais