Último jogo:
Ituano 2X0 Ponte Preta

Local: Novelli Júnior

Campeonato Brasileiro | 7ª Rodada | 26/05/2024 - 16:00

Próximo jogo:
Ponte Preta X CRB

Local: Moisés Lucarelli

Campeonato Brasileiro | 8ª Rodada | 02/06/2024 - 16:00

Lenda da Ponte Preta, Atis Monteiro foi o primeiro jogador a marcar três gols em um dérbi

Craque nos gramados e nas quadras, Atis Monteiro é uma linda viva na história da Associação Atlético Ponte Preta. Aos 92 anos, o ex-meia vive em Campinas, onde iniciou sua carreira no futebol.

Artilheiro e cestinha, Atis Monteiro marcou época na década de 50 no Moisés Lucarelli. Dentro das quatro linhas, foi o primeiro jogador a marcar três gols em um dérbi.

Além dele, após 50 anos, somente Dário Gigena (2003) e Weldon (2004), balançaram as redes por três vezes em dérbis.

No dérbi 73, no dia 06 de julho de 1952, a Ponte goleou o rival por 4 a 0, no Moisés Lucarelli. Atis marcou três e Sabará fechou o resultado. A partida fazia parte de um triangular, que também tinha o time do Bangu-RJ. A Macaca se sagrou campeã do torneio.

Outro fato marcante de Atis Monteiro na história Alvinegra, o meia esteve presente no primeiro amistoso internacional, contra o Estudiantes de La Plata-ARG. A Macaca venceu por 2 a 0, no Majestoso. O duelo festivo tinha como caráter especial arrecadar fundos para a conclusão das obras do Moisés Lucarelli.

Ao todo, Atis Monteiro fez 25 gols em 59 jogos pela Ponte Preta. Ele ainda defendeu equipes como Portuguesa-SP e Fluminense-RJ.


Texto e pesquisa: Arthur Henrique

Compartilhe em suas redes sociais