Craque nos gramados e nas quadras, Atis Monteiro é uma linda viva na história da Associação Atlético Ponte Preta. Aos 92 anos, o ex-meia vive em Campinas, onde iniciou sua carreira no futebol.
Artilheiro e cestinha, Atis Monteiro marcou época na década de 50 no Moisés Lucarelli. Dentro das quatro linhas, foi o primeiro jogador a marcar três gols em um dérbi.
Além dele, após 50 anos, somente Dário Gigena (2003) e Weldon (2004), balançaram as redes por três vezes em dérbis.
No dérbi 73, no dia 06 de julho de 1952, a Ponte goleou o rival por 4 a 0, no Moisés Lucarelli. Atis marcou três e Sabará fechou o resultado. A partida fazia parte de um triangular, que também tinha o time do Bangu-RJ. A Macaca se sagrou campeã do torneio.
Outro fato marcante de Atis Monteiro na história Alvinegra, o meia esteve presente no primeiro amistoso internacional, contra o Estudiantes de La Plata-ARG. A Macaca venceu por 2 a 0, no Majestoso. O duelo festivo tinha como caráter especial arrecadar fundos para a conclusão das obras do Moisés Lucarelli.
Ao todo, Atis Monteiro fez 25 gols em 59 jogos pela Ponte Preta. Ele ainda defendeu equipes como Portuguesa-SP e Fluminense-RJ.