O confronto entre Ponte Preta e Santos é, certamente, um dos mais tradicionais do futebol paulista. Afinal, já se vão 99 anos desde o primeiro encontro realizado no dia 4 de abril de 1926, na Vila Belmiro. Apesar do Peixe levar vantagem no retrospecto geral, o primeiro duelo foi marcante nos primeiros anos de história da Macaca. O jogo, um amistoso festivo, contou com uma caravana de cerca de 800 pessoas que foram de trem até Santos para ver o jogo.
A Ponte Preta, que foi recepcionada com um almoço oferecido por dirigentes locais, venceu a partida por 4 a 3, , de virada, com três gols de Armando e um de Zeca. O time campineiro (na foto) atuou com Tiziani, Maneco e Carneiro; Gradim, Bino e Duarte; Santiago, Zeca, Armando, Tuia e Henrique. O Santos contou com Balaio; Davi e Bilu, Baptista, Hugo e Renato; Osmar, Camarão, Requião, Araken e Abel.
Festa na chegada
A viagem de volta de Santos, segundo conta reportagem do Jornal Gazeta de Campinas, se deu ás 20h20 do domingo. O trem chegou a Campinas à 1h30 da segunda-feira e, mesmo assim, havia uma multidão esperando a equipe, que desceu em comboio pela Rua 13 de Maio até a sede do clube, que ficava na região Central, para mais uma festa de confraternização.
“A banda musical Ítalo-Brasileira executou a brilhante marcha. E, assim, marcou a Ponte Preta uma data inesquecível na sua vida, elevando condignamente o nosso esporte e fazendo juz ao apreço campineiro”, decretou o jornal.