O setor da Vitalícias do Estádio Moisés Lucarelli passa por uma grande reforma, que está chegando em sua fase final depois da remodelação geral dos camarotes, do corredor de circulação e da área de alimentação. Agora, os operários começaram a pintar as arquibancadas que deverão ficar prontas até o jogo com o Goiás, na próxima sexta-feira (16). Mas durante a revitalização geral da cobertura, uma placa instalada pela empresa Pierro Saby Cia e Ltda, chamou a atenção e despertou a curiosidade que remeteu ao período da construção do Majestoso.
Como foi feita a cobertura?
Pesquisando a história da Ponte Preta, foram descobertos detalhes de uma grandiosa obra para a época, haja visto que o estádio ainda estava em fase conclusão. Segundo relato do extinto jornal Diário do Povo, de 3 de dezembro de 1948, a Ponte Preta já havia assinado o contrato para a cobertura e dava início a uma campanha de arrecadação de fundos para cobrir as despesas.
“Por estes dias será iniciado mais um grande melhoramento no Estádio da Veterana, qual seja a cobertura da parte central das arquibancadas numa extensão de 80 metros de comprimento por 12 metros de largura. O serviço de cobertura já está contratado com importante firma especializada de São Paulo, Pierro Saby e Cia. Ltda. E seu custo total andará por volta de 360 mil cruzeiros”, relatou periódico.
Para incentivar o torcedor a ajudar, o clube criou uma rifa de quatro lotes em frente ao estádio e uma cadeira vitalícia coberta ao custo de 100 cruzeiros por bilhete. “Como sempre tem procedido a Comissão Pró-Estádio lançará, para efeito de angariar fundos financeiros para solver o novo compromisso, uma nova campanha intitulada Campanha da Cobertura pelo sistema de cartões numerados e relação ao valor dos prêmios. Por estes dias, será iniciada a venda dos cartões que darão direito ao sorteio em apreço, cuja extração se verificará no sábado de Aleluia, do ano entrante”, completava, a reportagem.
No dia 20 de janeiro de 1949, era fixada a primeira tesoura da estrutura de ferro para a cobertura. Em menos de 30 dias, estava assentada a última telha de cimento-amianto. No dia 20 de fevereiro de 1949, dava-se a Inauguração Oficial da Cobertura com o jogo amistoso: Ponte Preta 3×2 São Paulo, campeão paulista de 1948.
O jogo teve recorde de arrecadação na cidade com 114.925,00 cruzeiros para um público de 6.299 pagantes e 201 convidados que não pagaram ingresso, totalizando 6.500 espectadores.
Sobre a construtora
A companhia Pierro Saby, especializada na construção de prédios em estruturas metálicas, foi uma das pioneiras no segmento no país. Fundada em 1936 no bairro Cambuci, em São Paulo, transferiu-se em 1942 para a avenida Industrial, em Santo André, e tornou-se uma referência nesses tipos de obras. Encerrou suas atividades em 2001 por motivo de falência.