A atuação do goleiro Diogo Silva na vitória da Ponte Preta foi uma daquelas para se comemorar. Seguro nas defesas como tem sido desde a chegada ao Majestoso para a temporada 2025, ele praticou uma defesa impossível no final da primeira etapa quando o placar ainda estava em 0 a 0. Logo no início da etapa final, voltou a fazer a diferença evitando o gol num pênalti batido por Yuri com um salto perfeito no canto direito, que não teve rebote para o adversário.
Suas atuações têm sido reconhecidas dentro de fora de campo. O portal Sofascore, especialista em estatística, tem mantido a média de nota para Diogo sempre entre 7 e 8 pontos. No duelo com o Mirassol, por exemplo, ele foi o segundo maior destaque da partida com nota 7,1, abaixo somente do atacante Jean Dias, autor de um dos gols da vitória que manteve a Macaca na segunda colocação do grupo D, dentro da zona de classificação para as quartas de final, com nota 8,1.
Mas não é de hoje que o experiente goleiro pontepretano tem o dom de defender pênaltis. Uma rápida busca nos portais de esportes, é possível saber que, em 29 de agosto de 2013, Diogo Silva chegou a defender pênalti contra o Nacional do Uruguai, quando atuava pelo Vasco, mas tomou o gol no rebote.
No dia 9 de junho de 2021, na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em pleno Allianz Parque, Diogo Silva defendeu três pênaltis (isso mesmo, 3), além de converter sua cobrança com categoria, classificando o CRB para as oitavas de final da Copa do Brasil.
No dia 24 de março de 2022, ele foi novamente importante numa disputa de pênaltis, contra o Ceará pela Copa do Nordeste, defendendo novamente três pênaltis e convertendo o seu, classificando o CRB para as semifinais do Nordestão depois de 28 anos.
No dia 6 de abril de 2022, 13 dias depois após a classificação nos pênaltis contra o Ceará, Diogo Silva decidiu a disputa de pênaltis contra o CSA pela semifinal do Campeonato Alagoano, defendendo mais dois pênaltis e convertendo sua cobrança, classificando o CRB para a final, que se sagrou campeão contra o ASA.
Em 26 de agosto de 2023, o CRB tomou um susto pela 25ª rodada da Série B, quando teve pênalti contra si na reta final do segundo tempo, mas Diogo Silva pegou de novo. O Galo acabou derrotando o Novorizontino com gol de Anselmo Ramon.
O pênalti defendido diante do Mirassol, dia 12 de fevereiro, pela nona rodada do Paulistão, foi o primeiro defendido com a camisa da Macaca.
ATUAÇÕES NO PAULISTÃO
8,1 – Novorizontino
7,3 – Santos
7,5 – Portuguesa
7,4 – Inter de Limeira
7,5 – Corinthians
8,0 – Água Santa
7,3 – Guarani
7,1 – Mirassol
Fonte: Sofascore.com