A importância de um bom início: segundo estatísticas, equipes que ficam entre as quatro melhores colocadas nas 10 primeiras rodadas têm mais chances de acesso

Crédito obrigatório para reprodução da foto:
PontePress/DJotaCarvalho

Devido a Copa do Mundo, que será realizada do dia 12 de Junho a 13 de Julho, o Campeonato Brasileiro da Série B será paralisado após o dia 03 de junho, quando a Ponte Preta fará contra o Santa Cruz a partida válida pela 10ª Rodada da competição. Com essa parada de 41 dias, o torneio será retomado em 15 de julho, quando a Macaca enfrenta a Portuguesa. O auxiliar de tecnologia esportiva alvinegro Cláudio Grillo fez um estudo sobre a importância das dez primeiras rodadas e de se manter entre os primeiros colocados ao final desse período do campeonato.

“Fiz um relatório com números e comparações das posições das equipes nos últimos seis anos de Campeonato Brasileiro, até a 10ª rodada. Na maioria esmagadora dos casos, as equipes que terminam a 10ª rodada entre as quatro primeiras terminam o campeonato (38ª rodada), também entre as quatro primeiras”, afirma Grillo.

No relatório feito pelo analista, em 2009, na 10ªRodada, estavam nas quatro primeiras posições: Guarani, Atlético–GO, Brasiliense e América– RN. Subiram Guarani e Atlético–GO entre estes quatro e entraram Vasco da Gama e Ceará. Em 2010, Náutico, Coritiba, Figueirense e América– MG estavam entre os quatro primeiros nos 10 primeiros jogos e, com exceção do Náutico, os outros três se garantiram na primeira divisão.

No ano seguinte estavam subindo para a primeira divisão Portuguesa, Ponte Preta, Americana e Paraná Clube. Portuguesa e Ponte Preta se garantiram na divisão de elite. Em 2012 a porcentagem se manteve. Criciúma, Vitória – BA, América – MG e América – RN estavam entre os quatro primeiros até a décima rodada. O time catarinense e o baiano conquistaram o acesso.

E no ano passado os quatro primeiros colocados nos dez primeiros jogos (Chapecoense, Palmeiras, Sport e Figueirense) subiram no fim da competição, o que mostra o quanto esse período inicial do Brasileiro é importante. “Este relatório foi feito com pesquisas em súmula por súmula, rodada por rodada, campeonato por campeonato. Portanto, seus números são reais e mostram a importância de se terminar bem colocado até a 10ª rodada, quando o Campeonato terá a pausa devido à Copa do Mundo”, completa Cláudio Grillo.

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS