Último jogo:
Ituano 2X0 Ponte Preta

Local: Novelli Júnior

Campeonato Brasileiro | 7ª Rodada | 26/05/2024 - 16:00

Próximo jogo:
Ponte Preta X CRB

Local: Moisés Lucarelli

Campeonato Brasileiro | 8ª Rodada | 02/06/2024 - 16:00

Artilheiro dos anos 1940/50, Damião participou da Segunda Guerra Mundial

Como operário de uma importadora de São Paulo, ainda garoto, Damião já carregava tonéis de vinho pelas ruas da capital. Aos 20 anos, foi convocado para servir o Exército Brasileiro na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 25, este campineiro nascido em 7 de agosto de 1920, conseguiu voltar para sua terra-natal e finalmente poder vestir a camisa do seu time de coração: a Ponte Preta.

Com passagens por times de São Paulo, Damião chegou a Campinas para jogar o Campeonato Paulista do Interior de 1947. Em 1948, foi artilheiro depois de marcar quatro gols contra o Batatais, dois contra o Marília, dois contra o Velo Clube, dois contra o Palmeiras de Franca e outros mais. Foi treinado por mestres como José Agnelli, Brandão e José Procópio. O presidente que mais marcou sua passagem foi Olimpio Dias Porto.

José Pinto Damião encerrou a carreira sem nunca ter sido expulso ou advertido em campo. Aposentado nos campos, seguiu a vida trabalhando como vidraceiro.

Jogo marcante: dois gols contra o Corinthians

Ficha técnica: Ponte Preta 2 x 3 Corinthians (Amistoso), Moisés Lucarelli, Campinas, dia 8 de janeiro de 1950


Árbitro: João Gambetta
Gols: Damião (duas vezes) (Ponte Preta); Cláudio Christóvam (duas vezes), Colombo (Corinthians)
Renda: Cr$ 77.890,00 (Cruzeiros)

PONTE PRETA: Fia; Bruninho, Alcides, Nego (Nego) e Gaspar; Rodrigues, Damião, Servílio e Pedrinho; Careca (Sabará) e Oliveira. Técnico: Joaquim Loureiro

CORINTHIANS: Bino (Cabeção); Newton (Lorico), Belacosa, Idário e Touguinha (Falco); Belfare (Moacir), Cláudio Christóvam, Luizinho (Constantino) e Baltazar; Nelsinho e Colombo. Técnico: Christino Calaf

 

Texto e Pesquisa: Paulo Santana
Fotos: Arquivo PontePress

 

Compartilhe em suas redes sociais