Já que todo mundo tem que ficar em casa por causa doCoronavírus, que tal aproveitar para aiistir um bom documentário neste sábado (18)? O Cinema na Rede, programa do Museu do Futebol que exibe filmes em streaming nas redes sociais, vai cevar ao ar às 21 horas a obra “Mestre Dicá. Dirigido pelos jornalistas André Pécora e Stephan Campineiro, o documentário conta a história de Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, maior ídolo da Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas. Confira o trailer abaixo:
O Cinema na Rede é realizado em parceria com o CineFoot (Festival de Cinema de Futebol) e apoio da Federação Paulista de Futebol e da Ponte Preta na exibição. O programa faz parte da campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu do Futebol.
“Mestre Dicá” será exibido no YouTube do Museu do Futebol, além do Facebook do Museu e dos parceiros – para assisti-lo é só anotar na agenda e se conectar na hora marcada:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook:
https://pt-br.facebook.com/museudofutebol/
https://www.facebook.com/futebolpaulista/
https://www.facebook.com/PontePretaOficial/
Sobre o filme – O documentário tem uma hora e dez minutos de duração para contar a história de Dicá, desde a infância no bairro operário do Santa Odila, em Campinas, seu início na Ponte Preta, as passagens pelo Santos e pela Portuguesa, até o retorno para a consagração no time do coração.
“Mestre Dicá” começou a ser produzido em outubro de 2010, inicialmente com a proposta de um livro. Com o passar do tempo, os autores decidiram pela produção conjunta do documentário, que reúne imagens históricas do acervo da EPTV Campinas, desde a fundação da emissora, no final da década de 70. O projeto foi concebido a partir de uma minuciosa pesquisa de toda a vida e carreira de Dicá. Para isso, os autores entrevistaram 76 personagens diferentes, de amigos de infância a grandes ídolos do futebol brasileiro, como Pelé, Rivellino, Zico e o capita Carlos Alberto Torres, morto no final de outubro.
#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.