Entre tantos momentos marcantes da história da Ponte Preta, tem uma conquista com lugar especial no coração e na memória dos torcedores: a conquista do acesso para a Divisão de Elite do Campeonato Paulista em 1999. A Macaca, que iniciava um período de redenção, arrebatava milhares de apaixonados para o Majestoso a cada partida em casa.
O time, mesclado por medalhões como o zagueiro Ronaldão, e algumas jovens promessas como Luís Fabiano, Fábio Luciano e Mineiro, enchia o alvinegro de alegria a cada partida. Tanto que em 30 jogos, foram conquistadas 15 vitórias, 12 empates e apenas três jogos foram perdidos.
E a Ponte só não ficou com o título porque jogou com um time reserva as finais contra o América, de Rio Preto. Foram dois empates, enquanto os titulares jogavam as primeiras rodadas do Brasileirão contra o Flamengo, Grêmio e Botafogo-RJ.
Ronaldão já tinha sido tetracampeão e à época estava em final de carreira com 34 anos. Luis Fabiano dava seus primeiros passos entre os profissionais, aos 18 anos. Mesmo assim, deixou ótima impressão ao ser o artilheiro da campanha do acesso, com 10 gols.
Fábio Luciano e Mineiro estavam com 24 anos de idade. O atual presidente Marco Antonio Eberlin era diretor de futebol e vice-presidente.
O time ainda contava com os meias Piá (recém-contratado), Claudinho, Adrianinho, Vander e Ranielli; o atacante Régis Pitbull; o lateral-direito Daniel; o lateral-esquerdo André Silva; os volantes Ezequiel, Ataliba, Roberto e Dionísio; e o goleiro Alexandre Fávaro eram outros destaques – a maioria com passagens por grandes clubes antes ou depois de defender a Macaca.
Com uma goleada de 5 a 0 sobre o Mirassol, a Ponte Preta conquistou ontem o direito de integrar novamente a primeira divisão do Campeonato Paulista, quatro anos após ter sido rebaixada para a segunda divisão. Quase 23 mil pessoas estiveram no Estádio Moisés Lucarelli. Após o final da partida, os torcedores fizeram a festa no Largo do Rosário.
Campanha do Acesso 1999
30 jogos
15 vitórias
12 empates
3 derrotas
42 gols marcados
22 gols sofridos (defesa menos vazada)
JOGOS
Primeira fase
Mirassol 2 x 2 Ponte
Ponte 1 x 0 Francana
Comercial 2 x 4 Ponte
Ponte 2 x 1 Paraguaçuense
Corinthians-PP 0 x 0 Ponte
Ponte 1 x 2 América-SP
Botafogo-SP 0 x 1 Ponte
Ponte 2 x 2 XV de Piracicaba
Segunda fase
1º turno
Ponte 3 x 0 Santo André
Sãocarlense 1 x 2 Ponte
Ponte 1 x 0 Bragantino
Noroeste 2 x 0 Ponte
Ponte 3 x 1 Etti Jundiaí
São Caetano 0 x 0 Ponte
Ponte 1 x 0 Juventus
2º turno
Santo André 0 x 0 Ponte
Ponte 1 x 1 Sãocarlense
Bragantino 1 x 1 Ponte
Ponte 2 x 1 Noroeste
Etti Jundiaí 1 x 1 Ponte
Ponte 2 x 2 São Caetano
Juventus 0 x 1 Ponte
Quandragular Semifinal
1º turno
Mirassol 0 x 0 Ponte
Ponte 1 x 0 Francana
Etti Jundiaí 1 x 2 Ponte
2º turno
Ponte 0 x 1 Etti Jundiaí
Francana 0 x 2 Ponte
Ponte 5 x 0 Mirassol
Finais
Ponte 0 x 0 América-SP
América-SP 1 x 1 Ponte
Artilharia da Ponte
Luis Fabiano – 10 gols
Ranielli – 5 gols
Claudinho – 4 gols
Fábio Luciano – 3 gols
André Silva – 3 gols
Ronaldão – 3 gols
Piá – 3 gols
Dionísio – 3 gols
Mineiro – 2 gols
Vander – 2 gols
Alessandro – 1 gol
Régis Pitbull – 1 gol
Milton – 1 gol
Julinho – 1 gol
Jogo do acesso
Ponte 5 x 0 Mirassol
Data: 18/07/1999 (domingo)
Público: 22.930 pagantes
Gols: Luis Fabiano, aos 13 e aos 28 minutos do 1º tempo; Piá, aos 3, Claudinho, aos 14, e Mineiro, aos 33 minutos do 2º tempo
Escalação
Alexandre Fávaro (Adriano), Daniel, Fábio Luciano, Ronaldão e André Silva; Roberto, Mineiro, Dionísio e Piá; Claudinho (Ranielli) e Luis Fabiano (Vander). Técnico: Marco Aurélio Moreira
Veja imagens do jogo
Fotos: Arquivos TVB/EPTV
Texto e pesquisa: Paulo Santana
Fonte: PontePress