Ponte Preta é o primeiro time do Brasil a ter uma orquestra formada exclusivamente por músicos-torcedores! E, neste sábado, Majestoso vai sediar a gravação do clipe, que em breve você confere na PonTV

Fotos: DivulgaçãoOrquestraAAPP

Primeiro time de futebol do Brasil fundado como tal e em funcionamento contínuo desde a fundação, primeira democracia racial neste esporte e agora… primeiro time de futebol do país a ter uma orquestra formada exclusivamente por músicos-torcedores: a Orquestra AAPP! Por sinal, os cerca de 40 músicos que formam a sinfônica alvinegra – entre eles uma pontepretaninha de apenas quatro anos de idade, a violinista Vitória – estarão neste sábado (12) no Majestoso, onde será gravado um clipe que em breve será lançado na PonTV.

 

“Gravamos as músicas em estúdio, para que a qualidade do som ficasse o melhor possível, e faremos a gravação do vídeo neste final de semana no estádio. Tocamos o hino da Ponte em uma música que une diversos estilos – começa com rock, passa pelo reage , temos um rap, uma passagem de moda de viola e finalizamos com samba – unindo violinos, saxofone, flauta transversal, cello e bateria de escola de samba. Além disso, também fizemos uma música de Natal bem especial, mixada com Macaca Querida”, revela a violinista Michelle Paliota, idealizadora da Orquestra.

 A origem

Michelle conta como a ideia da orquestra surgiu. “Tudo começou quando toquei o hino da Ponte num casamento, no violino, e aquele vídeo – e uma segunda versão que eu fiz posteriormente – se espalhou entre os pontepretanos, ganhando bastante popularidade. Neste período de quarentena, quando estava sem produzir nada, pois o trabalho na área de música parou por causa do coronavírus, pensei em gravar o hino estúdio, de maneira mais profissional, com um tecladista e, de repente, gravar um vídeo no estádio, mas ainda estávamos no período mais forte de quarentena e isso não seria possível”, relembra.

A ideia, então, ficou um pouco de lado, mas voltou a ganhar força em meados de julho, quando a Orquestra Sinfônica de Campinas gravou o hino pontepretano. “Achei o máximo ver o maestro com a camisa da Ponte, pensei que era uma homenagem pro nosso aniversário de 120 anos, mas daí a pouco saiu uma gravação do outro time da cidade e isso me deixou bem brava: tinha que ser um só da Ponte”, diz.

O fato é que a homenagem da Sinfônica Municipal – somada a um vídeo (aí, sim) que a PonTV fez para o aniversário da Macaca tendo a música de Michelle como trilha – reavivou a ideia de uma nova gravação. “Aí pensei: tem tanto pontepretano que toca, porque não chamar pra tocar comigo? E se reunisse os amigos que tocam instrumentos pra fazer uma música? E se eu abrisse a ideia para a torcida?” E, de fato, ela abriu.

Talentos nas redes

Além de convidar colegas, inclusive da própria Sinfônica de Campinas, Michelle começou a procurar músicos nas redes sociais. “Pedi pras pessoas me ajudarem, principalmente no Instagram. A ideia foi montar uma orquestra só de pontepretanos, esse era o primeiro pré-requisito: você é pontepretano e toca algum instrumento? Vem falar comigo. Apareceram músicos e amantes de todos os gêneros: roqueiros, funqueiros, rappers… Ponte é isso, gente de todos os jeitos unidos por uma paixão”, diz.
 

Inicialmente, quase 100 pessoas se interessaram em participar, mas cerca de quarenta levaram o projeto adiante. As músicas foram definidas e faltava ainda o estúdio. “Não tínhamos verba para pagar ninguém, mas mais uma vez a paixão pela Ponte entrou em cena. A Ponte Preta me presenteou com uma camisa autografada, e o jornalista João Carlos de Freitas, da CBN Campinas, nos conseguiu outra. Fizemos rifas das duas e com o dinheiro que conseguimos pagamos o estúdio e fizemos ainda camisas para os integrantes da orquestra”, diz Michelle.

Detalhe: todos os músicos-torcedores tocaram – e continuam tocando – na Orquestra AAPP por amor ao time (e existe amor maior?). O resultado de tudo isso você vai conferir muito em breve, afinal neste sábado será gravado o clipe e, na sequência, a PonTV levará tudo ao ar. Enquanto isso não acontece, relembre – ou veja pela primeira vez – a matéria que a PonTV fez com “a menina do violino” Michelle Paliota. Ah, e aproveite para dar uma curtida no instagram da orquestra: https://www.instagram.com/orquestra_aapp/ .

 

 

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS