Autor do gol que selou a vitória alvinegra no dérbi 197, Luizão destaca: “Se entrarmos em campo contra o Cuiabá com o espírito e intensidade que tivemos no clássico, com certeza traremos pontos de lá”

Foto:PontePress/ÁlvaroJr

A Ponte Preta fez nesta manhã o último treino e já embarcour para Cuiabá, onde fica concentrada até às 18h30 de amanhã, quando enfrentará  o líder da competição pela 15ª rodada da série B. O elenco já seguiu para o aeroporto e o vôo deve decolar neste início de tarde. O zagueiro Luizão, autor do segundo gol da Macaca no dérbi 197, destaca o quê a Ponte pode levar de positivo do clássico para obter sucesso no difícil confronto de quinta à noite.

“Temos que manter o pé no chão. É claro que ganhamos o dérbi, que é um jogo especial, mas na tabela são três pontos como outros quaisquer e o campeonato continua. Precisamos continuar focados, pois se entrarmos contra o Cuiabá com o espírito e intensidade que tivemos no dérbi, com certeza vamos trazer pontos de volta pra Campinas”, acredita o defensor.

Mente sã em corpo são

Neste sentido, o xerifão alvinegro destaca que a parte mental do grupo foi fundamental no clássico campineiro. “O motivacional que o Fabinho fez conosco foi muito importante, ele reforçou a nós, jogadores, a capacidade que nós temos e a intensidade que temos que ter em campo. Para mim, foi essa intensidade fez a diferença”, afirma.

Individualmente, Luizão também entende que o emocional, o mental, é muito importante. Tanto que, além de familiares, colegas e diretoria, na entrevista após a vitória de terça o atleta agradeceu também à própria terapeuta. “Tem um mês, um mês e meio que iniciei o trabalho com essa psicóloga bastante conceituada nesse meio, venho investindo no meu autoconhecimento. Acredito que, quando a cabeça funciona bem, a resposta vem dentro de campo”, diz.

Ele acrescenta: “É um processo que tem me ajudado, você tem que se conhecer melhor pra saber mais da sua capacidade, colocar para fora algumas coisas, não deixar opiniões externas interferirem de maneira equivocada no trabalho”, pontua.

Autocrítica e sistema defensivo

O zagueiro faz questão de dizer, porém, que não se incomoda com as críticas. Pelo contrário. “As criticas vem para acrescentar, ajudam para que o desempenho seja cada vez melhor. Eu nunca  as vejo pelo lado negativo, pelo contrário, sei da minha capacidade e, além das cobranças externas, eu mesmo sempre fiz uma auto-crítica, tenho um staff que me manda os vídeos, vejo meu desempenho”, pontua.

Sobre o desempenho da defesa em si, Luizão acredita em melhora. “A semana antes do dérbi realmente foi pesada, pelo numero de gols elevados que sofremos, os resultados ruins.  O sistema defensivo não é só os zagueiros e não estou justificando: a gente vem trabalhando bastante para que erros não aconteçam e vamos trabalhar muito mais para que isso fique no passado. O grupo trabalhou em cima de não deixar a desconfiança abalar nosso trabalho. A gente nem nossa própria cobrança, a de fora, e da própria diretoria, que acompanha diariamente nossos treinos e nos respalda. A  gente se fechou e chegou ao consenso que o grupo foi montado para ter o acesso, é nisso que acreditamos e trabalhamos.”

Sensação de marcar no dérbi e Marcelo Oliveira

Antes do gol no dérbi, fazia dois anos que Luizão não balançava as redes – coincidentemente, o gol anterior também tinha sido anotado contra o rival, quando o defensor atuava pelo São Bento.  “Meu foco é defender bem, mas se puder contribuir lá na frente vai sempre ser com muita felicidade. A sensação de marcar no dérbi é única, muito positiva. Meu último gol tinha sido justamente contra o Guarani, aos 49 minutos do segundo tempo. Eu defendia o São Bento e de cabeça pude dar a vitória. Tenho sorte contra esse adversário.”

Luizão finaliza falando sobre o técnico Marcelo Oliveira, que comandou o treino da Macaca ontem e hoje, e fará a estreia como treinador da Ponte em jogos justamente na noite de amanhã. “O currículo do Marcelo fala por si só, é um treinador multicampeão, dispensa comentários. Minha expectativa é muito boa”, garante.

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS