Nota de Pesar: Paulo Gagliardi, o Bertinho, conselheiro e ex-diretor da Ponte Preta

A Ponte Preta está em luto. Faleceu nesta quinta (20), em virtude de uma pneumonia por broncoaspiração, o conselheiro pontepretano Paulo Roberto Gagliardi. Bertinho, como era mais conhecido por todos, exerceu na Macaca os cargos de diretor de marketing e diretor administrativo, além de ter sido um dos grandes precursores da criação da Semana Pontepretana. Além disso, se destacou para trazer para a Ponte um de seus primeiros grandes patrocínios, na década de 1980, da Melhoramentos Papéis.

“O Brasil vivia a chamada década perdida da economia, com processo inflacionário altíssimo, crise financeira, e a própria Ponte enfrentava uma crise política. Até 1982, por determinação do regime militar, era proibido aos clubes de futebol ostentarem qualquer patrocínio na camisa. A partir daquele ano foram liberados os patrocínios e, em  1986, o Bertinho trouxe a Melhoramentos”, conta o professor José Moraes Neto, historiador da Macaca.

Ele relembra mais sobre o acordo. “No primeiro ano, sequer foi assinado um contrato: a marca foi costurada à camisa e o dinheiro era pago ao clube na base da palavra. Em 13 de março de 1987, porém, houve uma renovação, desta vez de maneira formal, que durou até 1988, depois, voltando esporadicamente Naqueles anos de 1980, porém, o patrocínio foi fundamental para a Ponte, que sobreviveu praticamente de maneira exclusiva dele e das mensalidades cobradas da Cidade Pontepretana.”

Homenagens

Pela relevância de seus trabalhos em prol da Ponte Preta, em julho do ano passado, Bertinho foi homenageado pela Macaca, que deu o nome dele à  alameda administrativa interna do Majestoso, que dá acesso a salas como a do Departamento Jurídico, Financeiro, Marketing e a Presidência. Na noite desta sexta (21), quando enfrentará o CSA, será realizado minuto de silêncio em nome dele.

Não foram divulgados detalhes sobre velório e sepultamento, que em virtude da pandemia deverão ocorrer de maneira privada e limitada.

Notícias Recentes

NOTA DE ESCLARECIMENTO: IVAN

A Ponte Preta informa que, diferentemente do que foi divulgado pelo site Futebol Interior, a Ponte Preta possuí 100% dos direitos econômicos do goleiro Ivan e nem poderia ser diferente, uma vez que a FIFA não permite a transmissão

Leia mais »

REDES SOCIAIS