120 anos de raça, tradição e paixão: Parabéns, Ponte Preta!!!! Assista ao vídeo em homenagem à Macaca

Primeiro time de futebol do Brasil fundado como tal e em funcionamento contínuo desde a criação, a Ponte Preta completa 120 anos de existência neste 11 de agosto. A instituição foi criada por um grupo de amigos que praticava o esporte nas ruas e campos do bairro batizado em virtude de uma ponte da linha de ferro, pintada com piche, que ali ficava. Com uma gestão moderna e séria do futebol, e dona da maior e mais apaixonada torcida da cidade, a Macaca comemora um passado glorioso, um presente de garra e conquistas, e um futuro brilhante pela frente.

  “A Ponte Preta é um time formado pelo povo, por pessoas que não tinham poder aquisitivo e enfrentaram muita dificuldade. Desde o início, no ano de 1900, tinha negros e brancos na diretoria e no elenco. Esse processo de inclusão, essa democracia racial no futebol é o grande elemento que permite ter perenidade ao longo desses 120 anos. Logo nas primeiras décadas do clube, quando pejorativamente começaram a chamar nossa torcida de macaca, macacos – por serem de uma maioria operária, pobre, negra – abraçamos o apelido e o transformamos em um símbolo, uma causa. Daí vem a nossa origem, nosso DNA, resistência. É esse processo histórico que nos orgulha por estarmos liderando hoje essa instituição que é muito mais do que um time: é um amor que não se explica. Somos frutos de uma paixão e de uma história sem igual, somos Ponte Preta”, ressalta o presidente pontepretano Sebastião Arcanjo.

 

 

“A história da Ponte Preta é única e para nós é uma honra poder fazer parte dela. Registro aqui nossa homenagem  em nome de todos os conselheiros da Macaca nas palavras de um de nossos mais populares gritos de guerra: Ponte, Macaca Querida, Amor da Minha Vida, sou louco por você. Todos somos”, diz o presidente do Conselho Deliberativo, Tagino Alves dos Santos.

“Torço pela Ponte desde menino, foram muitas alegrias. Mas uma que ficou muito em minha memória foi o acesso de 1997, meu primeiro ano como presidente. Ainda fecho os olhos e vejo aquela defesa do nosso goleiro Fabiano no final do jogo contra o Náutico e depois a festa, a torcida invadindo o campo e as ruas de Campinas, cheias de bandeiras da Ponte. Foi inesquecível. Tenho certeza que muitos outros momentos como este virão, com uma Ponte cada vez mais forte”, garante Sérgio Carnielli, presidente de honra da Ponte Preta.
 

Prefeito e presidentes da CBF, FPF e Câmara Municipal

As principais autoridades do futebol e da cidade também registram seus parabéns ao time, que iniciou as comemorações com fogos de artifício – com transmissão em redes sociais para o torcedor poder acompanhar em casa – nos primeiros minutos deste dia 11 de agosto.  “A Ponte Preta completa 120 anos de história, mantendo a sua essência e identidade. Um clube popular, inclusivo e inovador, com a tradição de revelar craques. O futuro certamente reserva novas páginas vitoriosas nessa história. Parabéns, Ponte! E parabéns aos seus torcedores!”, diz Rogério Caboclo, presidente da CBF.

O presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF),  também rende homenagens À Macaca: “A história da Ponte Preta traz muito orgulho para o futebol paulista. O clube mais longevo do país, com tradição incontestável, que mexe com uma paixão rara dos milhares torcedores. Parabéns, Macaca Querida! Um futuro brilhante te espera!”

O prefeito Jonas Donizete e o presidente da Câmara, Marcos Bernardelli, fazem questão de ressaltar o fato da Ponte Preta engrandecer a própria cidade. “Como diz o hino, a Ponte Preta é um orgulho de nossa terra. Parabéns pelos 120 anos de muita história”, afirma Jonas, que também preside a Frente Nacional de Prefeitos (FNP). "Parabéns, Ponte Preta, por 120 anos de raça e tradição, sempre trazendo orgulho para Campinas", completa Bernardelli.

 

 

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS