Covid19: Ponte tem 100% de eficácia no protocolo e todos os atletas são liberados para jogar; Roberto Nishimura é convocado pela CBF

Os protocolos de segurança da Ponte Preta para evitar a contaminação pelo Covid19 nesta retomada do futebol paulista se comprovaram 100% eficazes. Os resultados dos testes realizados no elenco alvinegro confirmaram que todos os atletas permanecem livres de contaminação e, desta forma, no tocante ao vírus, estarão à disposição do técnico João Brigatti para as partidas contra o Novorizontino e o Mirassol.

“Nosso protocolo foi amplamente exitoso, pois as testagens não detectaram a doença em nenhum atleta, o que mostra que, se seguido à risca, o sistema é seguro. Por essa razão, não esperávamos nada diferente do que o resultado de todos liberados. É importante aqui registrar formalmente a liderança do presidente Sebastião Arcanjo e de toda a diretoria neste processo, dando todo suporte e estrutura para o cumprimento das orientações do departamento médico”, diz Roberto Nishimura, diretor médico alvinegro.

Ele acrescenta ainda um agradecimento a todos os que se esforçaram para que o protocolo tivesse sido – e continue a ser – cumprido de maneira rigorosa. “É importante registrar um agradecimento especial ao Executivo de Futebol Gustavo Bueno, ao coordenador Fábio Moreno e ao supervisor Cláudio Henrique Albuquerque, bem como aos demais integrantes do departamento médico – em especial os médicos Felipe Abreu e Sérgio Rosa – que se esmeraram para que o protocolo fosse cumprido à risca por todo o grupo”, diz.

Convocação para a CBF

O trabalho de Roberto Nishimura, que não só elaborou os protocolos da Ponte Preta como foi ainda o relator do guia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o retorno ao esporte, cacifou o medico alvinegro como uma das principais autoridades no tema. Não à toa, ele acaba de ser convocado pela CBF para assumir o posto de Coordenador Operacional da Comissão Médica Especial da entidade.

“É uma convocação que muito me honra. A Comissão é presidida pelo doutor Jorge Pagura e na prática seremos responsáveis pela implementação, acompanhamento e supervisão do retorno de todas as competições nacionais. Agradeço imensamente à confiança do doutor Jorge, dos presidentes da CBF e da Federação Paulista e à Ponte Preta. Entendo que sou apenas uma engrenagem em uma máquina composta por muitos bons profissionais, mas pretendo fazer meu melhor neste sentido”, diz Nishimura, com humildade.

O presidente Sebastião Arcanjo ressalta que a convocação é um importante reconhecimento ao trabalho de Nishimura e da própria Ponte Preta. “Ficamos honrados por ter em nossos quadros grandes médicos, entre os quais o Roberto Nishimura hoje se destaca como um expoente. Ele sempre foi uma referência na área médica esportiva e na ortopedia, e neste período de crise se revelou um expert ainda maior”, elogia Tiãozinho, que recebeu inclusive um telefonema do secretário geral da CBF, Walter Feldman, para agradecer à cessão do profissional, permeado de elogios à competência de Nishimura.

Licenciamento

Para atender à convocação da CBF, Roberto Nishimura irá se licenciar do cargo de diretor médico da Ponte Preta. “A responsabilidade de conduzir o departamento médico na Ponte é enorme, porém temos profissionais competentes e pretendo retornar assim que este período pandêmico permitir que a Comissão Especial finalize os trabalhos. Porém, como terei acesso a dados de times de todo o Brasil, sinto que é importante me desvincular temporariamente da Macaca até para evitar quaisquer possibilidades de conflitos éticos”, pontua.

Nishimura acrescenta que, neste período, as tarefas dele ficarão à cargo dos médicos pontepretanos Felipe Abreu e Sérgio Rosa.  O presidente Tiãozinho endossa: “São profissionais competentes que, com certeza, dão e darão conta do recado. Há anos que a Ponte Preta tem um Departamento Médico exemplar e a convocação de Nishimura nesse momento em que o Brasil e o futebol precisam de bons profissionais em postos estratégicos é uma comprovação inequívoca disso”, conclui.

Notícias Recentes

REDES SOCIAIS