Dario José dos Santos

Dadá Maravilha

1978

“Apenas três coisas param no ar: beija-flor, helicóptero e Dadá Maravilha.” Essa é a mais célebre frase do artilheiro Dadá Maravilha, o mais folclórico jogador do futebol brasileiro em todos os tempos e efetivamente o atleta que “parava no ar” (ou ao menos dava essa impressão em jogadas maravilhosas). E, se marcou história no futebol, não tem como não ter uma relação com a Ponte Preta.

Campeão com a Seleção Brasileira na Copa de 1970, Dario José dos Santos ficou conhecido pelos seus gols e por suas frases inconfundíveis. Com uma delas, inclusive, explicava seu apelido: “Edson é Pelé. O Manoel é Garrincha. E como é que eu vou vencer na carreira sendo Dario? Vou ser Dadá.”

Em 1978, Dadá vestiu a camisa da Ponte Preta naquele grande time do final da década de 70. Sua passagem foi curta - ele acabou voltando para o Atlético Mineiro, onde seria campeão estadual ainda naquele mesmo ano -, mas inesquecível. “Sou pontepretano de coração, até hoje torço pelo time”, disse Dadá para a mídia às vésperas das finais do Paulista 2008, quando a Ponte foi vice-campeã da competição. “Quem passou pela Ponte e conheceu sua imensa torcida nunca a esquece e tem um carinho especial pelo time pelo resto da vida.”

 Segundo suas próprias contas, o atacante marcou 926 gols em toda sua carreira (os dados oficiais apontam para 545). Anos mais tarde, o “Professor Dadá” voltaria ao estádio Moisés Lucarelli: depois de encerrar a carreira como jogador em 1986, Maravilha tentou ser treinador de futebol e sua primeira experiência como comandante foi justamente como treinador da Ponte Preta.

Mas como treinador não conseguiu aplicar outra de suas famosas frases: “Não me venha com a problemática, que eu venho com a solucionática.” Acabou tendo carreira curta na chefia do time alvinegro, pois seu desempenho como técnico não chegou nem perto do que apresentava como jogador. Nem poderia. Afinal, como diz sempre o simpático jogador, que hoje atua sazonalmente como comentarista esportivo: “Nunca houve jogador como Dadá”.            


Outros Jogadores


Veja Também

Newsletter Digite seu e-mail para receber nossa newsletter
Redes Sociais