Lapidando talentos: SUB23 da Macaca iniciou treinos e primeira competição deve ser na China

Publicado em: 11/12/2018


Foto:PontePress/LuizGuilhermeMartins

A Ponte Preta iniciou na última semana os trabalhos de uma nova categoria, a SUB23. A equipe, que será comandada pelo técnico Angelo Forone, deverá fazer sua estréia em competições na China, em um torneio em janeiro ainda a ser confirmado. O objetivo principal do time dos chamados Aspirantes (ou Ponte Preta B) será a lapidação de jovens atletas que, muitas vezes, atingiram a idade limite do SUB20, mas ainda precisam de um pouco mais de cancha para serem aproveitados na equipe profissional.

“O projeto do SUB23 surgiu da necessidade de um melhor aproveitamento de talentos da nossa Base. Muitas vezes a idade do atleta expirava, a Ponte tinha feito investimentos naquele jogador e ele não era aproveitado pelo profissional porque ainda não estava maduro o suficiente. A ideia então é dar uma sequência com este tipo de jogador e fazer uma transição mais consistente pro profissional”, explica o presidente José Armando Abdalla Jr.

Logicamente, o SUB23 – que será coordenado também pela Diretoria de Base - não terá apenas atletas oriundos do SUB20 alvinegro. Jogadores de outros times que também precisarem deste “ganho de minutagem”, experiência para chegarem mais preparados ao profissional. “Já houve casos na Ponte mesmo em que quatro ou cinco atletas subiram do SUB20, foram pouco aproveitados e voltaram pros juniores, o que muitas vezes até desanima o jogador. Neste caso, eles iriam pro SUBb23 pra um amadurecimento no processo. Às vezes o jogador já está pronto, como ocorreu com o Ivan,por exemplo, que subiu e se firmou, mas não necessariamente tem ‘mosca branca’ toda hora. Um jogador que vai bem no SUB17 e já pula SUB20 antecipadamente e já depois vai pro profissional é uma exceção, é fora da curva. A maioria precisa de um processo de amadurecimento”, esclarece ainda Abdalla Jr.

As avaliações de jogadores para SUB20 e SUB23 também passarão a ser feitas pela comissão técnica desta categoria uma vez que atualmente estas sobrecarregam os Juniores sub 20 e muitas vezes podem gerar um decréscimo de qualidade técnica na categoria.

O diretor financeiro Gustavo Valio destaca que os custos do projeto são baixos. “Nós já havíamos arrendado o CT Euro América, em Barão Geraldo, que batizamos de Toca da Macaca, para ser utilizado pelas atuais categorias de Base, em especial o SUB20, que muitas vezes tem que treinar e mandar jogos em outras cidades.  O SUB20 e o 23 vão ficar lotados na Toca da Macaca e com isso há uma junção de funções, uma economia na operação. Hoje os juniores ficam no estádio, pegam ônibus, temos que alugar campo....isso não ocorrerá mais, e com um investimento muito baixo em relação ao custo/benefício, ainda mais com a economia que faremos em relação ao que gastamos hoje e deixaremos de gastar”, diz.

Ele ressalta que a Ponte já fez algumas melhorias na Toca da Macaca – que foi arrendada com prioridade de compra –e ainda irá executar algumas reformas no local, que hoje tem dois campos oficiais e quatro reduzidos, mas tem espaço para mais um oficial, vestiários, sede administrativa, refeitório, entrada independente. “Com as reformas poderemos até mandar jogos da Base lá, o que será outra economia”, pontua. Também deverão existir na Toca alojamentos para 40 atletas.

O diretor Eric Silveira, que recentemente esteve na China e está alinhando a participação do SUB23 na competição que deverá ser a primeira do time, enfatiza que a categoria SUB23 é uma tendência mundial. “Times consagrados mundialmente  já têm suas  equipes aspirantes e nós seguiremos essa tendência dentro da nossa realidade com muito profissionalismo , inclusive disputaremos com eles a Copa Paulista do ano que vem, bem como quadrangulares internacionais e amistosos”, pontua.

Com uma história secular em talentos surgidos na Base e diversos jogadores das categorias mais jovens subindo para o profissional nos últimos anos, a expectativa da Ponte é revelar e consolidar um número ainda maior de bons jogadores com o SUB23.


Outras Notícias


Veja Também

Newsletter Digite seu e-mail para receber nossa newsletter
Redes Sociais