Majestoso 70: livro de Stephan Campineiro sobre a história do estádio Moisés Lucarelli será lançado no dia 4 de dezembro

Publicado em: 29/11/2018


A saga de construção do estádio Moisés Lucarelli, inaugurado no dia 12 de setembro de 1948, é um dos capítulos mais marcantes na centenária história da Associação Atlética Ponte Preta. Agora ela será eternizada em livro: será lançado neste dia 4 de dezembro “Majestoso 70: O estádio construído pela torcida que tem um time”, de autoria do jornalista Stephan Campineiro.

É o sexto livro de Campineiro - terceiro ligado à história da Ponte Preta – e o lançamento está marcado para ocorrer a partir das 18h30 do dia 4, próxima terça-feira, no Macaxeira Restaurante, localizado à rua Maria Monteiro, 292, no Cambuí, em Campinas. A entrada é aberta ao público em geral.

Majestoso 70 retrata todos os desafios enfrentados pela Ponte Preta para a construção do estádio Moisés Lucarelli que, à época de sua inauguração, era o terceiro maior do país, com capacidade para 30 mil pessoas e inferior apenas aos estádios do Pacaembu, em São Paulo, e São Januário, no Rio de Janeiro.

O livro reconstrói essa grande aventura sob a ótica de Moysés Lucarelli – com y, na grafia original –, descendente de italianos que foi um comerciante de sucesso na Campinas da primeira metade do século XX e o grande responsável pela construção do estádio. Lucarelli comprometeu boa parte de seu patrimônio e saúde nas obras, mesmo sem jamais ter sido presidente do clube.

Para construção da narrativa de Majestoso 70, Stephan Campineiro entrevistou os filhos de Moysés Lucarelli e diversas outra testemunhas da obra, que foi concluída somente em agosto de 1960, 16 anos após seu início. O autor também pesquisou dados e imagens da época nos acervos do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), do Centro de Memória da Unicamp e do CEDOC da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), além do arquivo pessoal da família Lucarelli, de antigos dirigentes e torcedores da Ponte Preta.

Outro destaque da obra, que retrata a história dos jogos mais marcantes do estádio em seus 70 anos, é o levantamento das 1767 partidas disputadas pela Ponte Preta no Majestoso até 12 de setembro de 2018, além da relação de alguns de seus personagens mais marcantes e muitas outras curiosidades estatísticas.    

Majestoso 70: O estádio construído pela torcida que tem um time tem 248 páginas e um formato especial, que valoriza suas fotos. Cada exemplar será vendido por R$ 50,00 e os interessados poderão entrar em contato diretamente com o autor Stephan Campineiro por meio da fanpage Majestoso 70 ou do e-mail scampineiro@outlook.com.


Outras Notícias


Veja Também

Newsletter Digite seu e-mail para receber nossa newsletter
Redes Sociais